quinta-feira, outubro 30, 2008


Vem aí o Blindness.

Não sou de generalismos e geralmente não tenho o receio de ir ver o filme por calcular que vai ser pior que o livro. Mas geralmente são.
Muitas vezes os realizadores optam por seguir o livro de uma forma rígida, quase página a página e o resultado é mau. É exemplo disso o "Cronaca di una morte annunciata (1987)" do livro "Crónica de uma morte anunciada" do Gabo, que embora não sendo um dos meus livros favoritos é bem melhor que o filme. Bem, terei que confessar que há um certo receio em ir ver o "Love in the Time of Cholera (2007)". E apenas receio porque o elenco até promete e a desilusão adivinha-se. Mas não é de certeza fácil atingir as minhas expectativas a esse respeito.
Há outros filmes em que os realizadores fogem demasiado ao livro e aqui por vezes corre bem e noutras é um desastre.

E se as expectativas são altas em relação ao "Amor em tempos de cólera" que dizer em relação ao "Ensaio sobre a cegueira"...

O livro é extraordinário e foi ele que meu a conhecer Saramago.
Lembrei de o começar a ler pelas 5am de uma dessas noites de um desses anos passados e se bem que o objectivo era o 1º capítulo só consegui fechar o livro por volta do meio dia e a medo... (quem já leu percebe.. :).

É concerteza um livro díficil de transpôr para filme.
Mas se me dessem a escolher realizador e elenco para este filme dificilmente escolheria melhor. Fernando Meirelles na cadeira, e a contar-nos a estória Julianne Moore, Gael García Bernale, Alice Braga e para os fãs da arma mortífera o Danny Glover.

Eu acredito.
Agora é ver :)

1 comentários:

Suz disse...

O Meirelles inspira-me confiança!
Também acredito :)

***