sábado, novembro 01, 2008

Creio que os posts sobre Games e Gaming vão ser regulares no blog e assim sendo nada melhor que começar essa aventura com dois dos primeiros jogos que me lembro de jogar.
Isto numa altura em que tudo era novidade e que a maior parte dos jogos eram criados e escritos por uma pessoa apenas em contraponto com os dias de hoje onde a indústria é tão grande que os créditos finais de um jogo rivalizam com Hollywood e cujas bandas sonoras e argumentos por vezes são bem melhores que alguns blockbusters.
Antigamente os jogos eram... vá lá.. poéticos.
Mas ressalvo que estou contente com o caminho desta indústria. Quem vive do passado é museu.
Continuo a vibrar com alguns jogos recentes e à espera de alguns que ainda hão de chegar.

Pitfall!

Lançado em 1982 para o Atari 2600 este foi o primeiro Videogame que vi e joguei.
O objectivo era o de apanhar x tesouros em y tempo através duma selva cheio de perigos. A verdade é que nada disso importava.
Saltar sobre troncos de madeira a rodar na nossa direcção, voar agarrado a uma liana sobre crocodilos, não cair nas areias movediças...
Era o admirável mundo novo.
Para um miúdo de 7 ou 8 anos era como se vestíssemos a roupa do Indiana Jones (cujo filme é de 1981) e partíssemos à descoberta de um enorme e novo quintal.
Programado por David Crane em cerca de 1000 horas após 10 minutos de concepção vendeu mais de 4 milhões de cópias.
Uma particularidade interessante do jogo é que o mapa era cíclico. Ou seja, não havia um fim. Passando o último cenário voltava-se ao início.
Isto também permitia brincar e fazer o jogo todo no sentido contrário. E logo tudo era diferente. Um exemplo eram os troncos de madeira que no sentido normal eram transpostos com um salto e às arrecuas tinha-se que fugir deles pois seguiam na nossa direcção.

River Raid

No mesmo ano saiu o River Raid (anterior por exemplo ao filme Top Gun).
Jogá-lo era bestial. Aqui percebeu-se que aqueles brinquedos novos tinham mesmo bastante potencial.
Agora era um piloto de caças contra um exército inimigo. Extremamente fluído (para a altura) era já bastante complexo a nível da IA.
O aparecimento dos inimigos, que podiam ser helicópteros, outros aviões, balóes e barcos era gerado por um algoritmo e logo não prevísivel. Ou seja, não se podiam decorar os níveis.
Terá sido o predecessor de muitos jogos e pioneiro em várias áreas inclusive em algumas menos óbvias. Foi o 1º jogo a ter restrições por causa da violência gratuita. Isto na Alemanha no ano de 1984.
Já agora, e a título de curiosidade, este jogo foi programado por uma senhora de nome Carol Shaw, que crê-se terá sido primeira programadora de jogos com o "3-D Tic-Tac-Toe" lançado em 1979.

0 comentários: